Não basta apenas contratar uma empresa de construção de sites, e sair divulgando seu site entre os amigos. É necessário que você tenha uma estratégia de marketing digital clara e concisa, pois isso irá definir o sucesso da sua empresa.

Reunimos 6 razões pelas quais você deve elaborar uma estratégia de marketing digital. Confira!

1. Você está desorientado

Muitas empresas não possuem uma estratégia digital, não definem um objetivo claro sobre o que eles desejam alcançar, seja a conquista de novos clientes ou a construção de relações mais profundas com os já existentes. E se você não tem metas INTELIGENTES de marketing digital, provavelmente não saberá como investir o suficiente para atingir as metas.

2. Você não conhece seu público ou o seu “market share

Market share é a parcela do mercado que uma empresa domina. A demanda do cliente para serviços on-line pode ser subestimada se você não pesquisou corretamente.

Caso você não entenda o seu mercado online, ele funciona mais ou menos assim: a dinâmica vai ser diferente dos canais tradicionais, com diferentes tipos de perfis de clientes, o comportamento dos concorrentes pode ser mais agressivo, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente.

Existem excelentes ferramentas disponíveis para encontrar o nível de demanda do cliente, recomendamos que realize uma pesquisa de análise de palavras-chaves, usando o Google Keyword Planner para ver qual é a intenção de busca dos usuários, e quais palavras você irá utilizar para atrair os usuários para o seu site, ou para ver quantas pessoas estão interessadas nos produtos ou serviços de um determinado setor.

3. Concorrentes podem pegar uma fatia do seu mercado

Se você não está se dedicando o suficiente nas estratégias de marketing digital ou você não está usando estratégias bem definidas, é provável que seus concorrentes se beneficiem disso para roubar os seus clientes.

4. Você não tem uma proposta de valor clara

Deixar a sua proposta de valor bem definida para o seus consumidores, irá ajudar sua empresa a adaptar os seus produtos e serviços para diferentes clientes, conforme cada persona que foi definida.

Entenda quais são as dores da sua persona, faça com que ela entenda quais são os benefícios que a sua empresa oferece, e utilize isso para alavancar suas vendas.

5. Você não conhece seus usuários bem o suficiente

Muito se diz que o ambiente digital é o “mais fácil de mensurar”. Mas se avaliarmos bem,  o Google Analytics e similares, só dizem o volumes de visitas, não o sentimento de visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de avaliar o comportamento do usuário e obter um feedback.

O Crazy Egg é uma ferramenta um pouco mais avançada que o Google analytics, que permite que você visualize quais são as áreas que foram mais clicadas pelo usuário. Assim é possível identificar quais imagens, textos, botões, prenderam a atenção do usuário.

6. Terceirize aquilo que você não faz bem

Se sua empresa não possui um setor específico de marketing, criar um setor do 0 pode gerar custos muito altos. Isso envolve muito tempo, pois é necessário buscar profissionais capacitados, desenvolver estratégias, buscar um espaço maior, e todas essas mudanças requerem um alto investimento.

Neste caso, a melhor saída pode ser contratar uma agência especializada em marketing digital, assim você utiliza toda a expertise da empresa, e foca naquilo que sua empresa faz de melhor.

Comece o quanto antes!

Se sua empresa ainda não começou a utilizar estratégias de marketing digital, é fundamental buscar empresas parceiras, pois quanto mais você demorar, maiores serão os prejuízos.

Sua empresa já utiliza alguma estratégia de marketing digital? Compartilhe conosco nos comentários.